sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Brasil tem que doutrinar pra todos e não apenas para alguns!

 No Brasil algumas classes de profissionais passam pelo crivo de exames de Ordem como os Advogados e de Suficiência idem Contadores e Técnicos em Contabilidade... no momentos apenas estas duas classes são submetidas a avaliação de conhecimento e capacidade para exercer a profissão. Porque então Médicos, Engenheiros, Arquitetos, etc não são submetidos a isto também. Suas profissões representam também uma responsabilidade perante toda uma sociedade. No caso dos Contadores e Técnicos em Contabilidade é Lei publicada no DOU em 14/06/2010 Lei 12.249 / 2010.

Brasil tem que doutrinar pra todos e não apenas para alguns, afinal todos Profissionais tem responsabilidade civil perante a sociedade!

“Art. 6º

f) regular acerca dos princípios contábeis, do Exame de Suficiência, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada; e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.” (NR)

“Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.

         Médicos cometem erros, Engenheiros, Arquitetos, Contadores e Advogados também mais nenhum destes primeiros citados passam pelo crivo de avaliação de seus conselhos de classe lhes atestando capacidade. Há quem entende que este tipo de avaliação não demostre aptidão ao exercício profissional como asseveram o CFC e a OAB, mais no nosso caso o Presidente Lula Oficializou. Preparem-se Bacharéis em Ciências Contábeis se não serão apenas portadores de diploma pregados na salinha de Papai e Mamãe.

         Eu só queria saber se num País que se prega ou se fala tanto em democracia a exigência pra uns são mais severas que pra outros... Isso é democracia? Esta doutrina não deveria ser extensa a mais classes profissionais?