segunda-feira, 10 de setembro de 2012

OS diálogos e vocabulários apresentados nas exposições e palestras Espíritas.


Observações acerca dos diálogos e vocabulários apresentados nas exposições e palestras Espíritas.

              Tenho me perguntado muito se as pessoas compreendem mesmo o que falamos nos diálogos econversações em público. Muitas vezes observando os locais, onde é feita aexposição de um tema, as pessoas se retraem quando questionadas.
Alguns por timidez, outros por não entender oquestionamento, a linguagem pode está muito aquém ou além de seusconhecimentos.

              E pesquisando sobre o Espiritismo, em busca de artigos e entrevistas com Autores d aliteratura da Doutrinados dos Espíritos, me deparo com uma entrevista de Hermínio Correia de Miranda a repórter Ana Carolina Coutinho, cujo pensamento do mesmo com relação aos caminhos do Espiritismo hoje, tem muito haver com minhas observações nas palestras que assisti.  
    
        
Como Hermínio Correa Miranda  vê os caminhos do Espiritismo hoje?

Acho que ele corre dois riscos: o de ser deturpado e o de ficar engessado.

Acho um pouco exagerada a fixação dos divulgadores espíritas de conversarem apenas entre si. Os grandes filósofos do passado foram grandes comunicadores, falavam para todos e todos entendiam.

Com todo respeito, se você pega o livro de um filósofo contemporâneo, não dá paraentender nada; parece que escrevem uns para os outros! Acho que essa espécie de síndrome prevalece em alguns setores espíritas. Não precisa se preocupar com adoutrina espírita, se ela falhar agora – e por nossa causa – ela volta depois.

Um Espírito disse a Kardec que o Espiritismo será “com os homens, sem os homens ou a despeito dos homens”.

 Mesmo que o rejeitemos ele vai renascer em outro lugar.

 Não é o movimento espírita são os conceitos fundamentais do Espiritismoque vem de milhares de anos.
 
              Em resumo será que pra mostrar ou demonstrar o que aprendi as pessoas, eu preciso deixá-las confusa, cheias de pontos de interrogação, por causa daquela palavra que soou bonita pra meu ego, pra o eloqüente feito eu e os mais intelectuais.

Terei o reconhecimento dos meus pares, mais enfim: Todos entenderam a mensagem?

A mensagem é pra  evangelizar, será que  eu evangelizei?
             
Talvez a ânsia pelo saber traga a nós caros irmãos ainda Vaidade e Orgulho. Podemos sim falar bonito sim de forma simples e explicada, sem usar termos difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário