quinta-feira, 23 de abril de 2020

O que para grande parte da humanidade é o fim de tudo pode-se aprender e muito.


O que para grande parte da humanidade é o fim de tudo pode-se aprender e muito.

Hoje eu fui levar minha tia ao cemitério de Santo Amaro para ela prestar solidariedade à família de sua amiga que pegou o trem de volta a pátria verdadeira, e ali fiquei um certo tempo e fiz uma prece e pedi ao plano maior pela irmã. Fui então fazer um tour, para ver os túmulos de alguns vultos da política, literatura e etc., e também ver se via alguma coisa, ô bichinho curioso da peste eu.
Nisso eu andando e conjecturando comigo mesmo, e pensei no seguinte: O homem vive a vida inteira pensando em ter um lar, mas, lá atrás ele queria deixar para a posteridade uma coisa grandiosa póstuma, um mausoléu, uma cripta, algo muito chamativo, que ainda por fim exaltaria sua classe social, seu título, enfim seu ego!
Mais depois de pensar e andar por mais alguns quartos de hora, deparo-me com um Epitáfio que me chamara muito atenção...
“Chegar já foi a partida de onde estive até de nascer;
Viver só custou a vida;
Não custa nada morrer”.
            Então após esta citação, veio 2º Timóteo 4-7 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
Pensei tudo isso é bíblico? Estava quase tudo junto na lápide, será que é?????
Fui pesquisar, porque este Epitáfio me encantara como uma das coisas mais belas que já lera, e profunda que culmina com o que creio de nossa existência, não era bíblico, só  2º Timóteo 4-7.
É de um neurocirurgião PERNAMBUCANO que abandonara, a medicina envereda pelo mundo da literatura, formando-se em Letras, tornando-se Doutor em Letras e um dos principais tradutores de poesias em línguas estrangeiras que este País já teve, o professor e doutor Jorge Wanderlei desencarnado em 1999.
Poderíamos dizer que pena né sua Santidade, mais chegara a hora dele viver, ou melhor vivenciar o que disse muito antes em seu Epitáfio.
O curioso foi que ele havia mudado para o Rio de janeiro há 25 anos e era professor lá, veio para Recife lançar seu mais recente livro e falar sobre a tradução da Divina Comédia Humana de Dante Alighieri, enfartou e morreu em sua terra natal Recife.
Como há ainda muita coisa que desconhecemos sobre as pessoas, suas frases, sua importância, e num tour a um cemitério, onde para a humanidade é o fim de tudo pode-se aprender sobre alguém ou simplesmente recomeçar uma pesquisa e aprender algo de muito relevante para sua existência.

Dercilio do Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário